A verdade sobre a relação entre cigarro e câncer

Voltar

Todos sabem ou pelo menos já ouviram falar que o cigarro causa câncer. Isso não é surpresa para ninguém. Entretanto, frente à quantidade de informação a que temos acesso, às vezes é possível que algumas informações sejam omitidas ou distorcidas. Por isso é preciso esclarecer sobre os reais malefícios do cigarro.

A verdade sobre a relação entre o cigarro e o câncer

O cigarro

O cigarro é uma droga lícita cuja composição contém aproximadamente 4 mil substâncias, dentre as quais é possível citar os seguintes compostos químicos: butano, arsênico, monóxido de carbono e cianido, além da famosa nicotina, responsável pelo vício químico da droga. Dentre os elementos encontrados no cigarro, há substâncias tóxicas utilizadas para criar inseticidas e pesticidas. Tudo isso é consumido quando uma pessoa fuma, ainda que seja apenas um único cigarro.

A relação entre Cigarro e Câncer

O corpo humano possui uma capacidade autorrenovadora: ele retira células mortas e produz novas células para se recompor. A ciência comprova que, quando alguém consome cigarros durante muito tempo, as novas células são afetadas pela fumaça e pelas substâncias cancerígenas do cigarro. Isso causa a mutação das células que, ao se renovarem, geram câncer.

Além disso, a ingestão de substâncias tóxicas diminui a imunidade. O corpo humano é constante atacado por vírus e bactérias que podem prejudicar o funcionamento de todo o sistema corporal. Dessa forma, a baixa imunidade pode auxiliar no surgimento de doenças que alteram a produtividade das células de um determinado tecido, causando várias doenças.

O hábito de fumar não é garantia de que alguém desenvolverá câncer, mas há um aumento considerável em relação aos riscos. A genética de uma pessoa diz que ela tem cerca de 15% de chance de desenvolver câncer de pulmão. No entanto, se ela for fumante, esse percentual sobe para 80%. Considerando essa estatística, o fumante deve se perguntar: vale a pena arriscar a vida em troca do fumo?

De acordo com o ministério da saúde, como fonte o site do Instituto Nacional do Câncer, o cigarro é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no Brasil: cerca de 23 pessoas  morrem por hora devido ao cigarro.

Além do câncer de pulmão, o hábito de fumar causa outras doenças, como câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago, leucemia, infarto, renite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, bronquite, trombose vascular e impotência sexual.

Querar parar de fumar? Conheça nosso tratamento, clique aqui e preencha a pré-avaliação clínica gratuita.

Porque parar de fumar?

Sua saúde em primeiro lugar, o cigarro é um veneno para o organismo, e nosso tratamento pode lhe auxiliar nessa batalha. pré avaliação clínica