Tratamento Pare de fumar

Voltar

Tratamento para ajudar a parar de fumar

Pratique exercícios regularmenteO uso de medicamentos é um recurso adicional  no tratamento do tabagismo quando a abordagem comportamental é insuficiente pela presença de elevado grau de dependência à nicotina. Os fármacos com evidências de eficácia são classificados em nicotínicos e não-nicotínicos.

A terapia de reposição de nicotina (TRN), a bupropiona e a vareniclina são consideradas de 1ª linha, enquanto que a nortriptilina e a clonidina são os fármacos de 2ª linha no tratamento.

Terapias de reposição de nicotina

A nicotina, principal responsável pela dependência, vem sendo usada desde 1984 para a cessação  do tabagismo. A TRN tem como objetivo a substituição da nicotina do cigarro por meio de doses  menores e seguras, reduzindo a fissura e outros  sintomas de abstinência.(37)

Terapia de reposição de nicotina

Todas as formas de TRN são eficazes na cessação do tabagismo, podendo praticamente dobrar a taxa  de cessação no longo prazo quando comparadas ao placebo (grau/nível A).(38) Existem duas formas de apresentação da TRN:

  • liberação lenta (adesivos transdérmicos)
  • liberação rápida (goma, inalador, spray nasal e pastilhas).

A eficácia das diferentes apresentações é equivalente, mas a adesão ao tratamento é maior com o adesivo (grau/nível A).(40) Todas as formas de TRN liberam nicotina para o cérebro em quantidade e velocidade menores que o cigarro. As apresentações de liberação rápida de nicotina são mais efetivas no controle da fissura, porém,  apresentam maior risco de dependência.(42) As ações  são de curta duração, o que permite ao paciente

assumir o controle da administração de acordo com  as suas necessidades.

A goma de mascar—com pH alcalino—possibilita  a absorção da nicotina pela mucosa oral. A concentração plasmática alcança em torno da metade da  dose existente na apresentação. Deve-se dar preferência às gomas de 4 mg nos pacientes com alto grau de dependência química.

A pastilha de nicotina é mais rapidamente absorvida pela mucosa oral do que a goma de mascar, e  sua forma de utilização é mais simples. As dificuldades encontradas no manejo das gomas (doenças  gengivais e periodontais e articulação temporomandibular) não costumam ocorrer quando as pastilhas são utilizadas.(44) Atualmente, estão disponíveis no Brasil apenas os adesivos e as gomas.

As recomendações atuais em relação à TRN são: adesivos, gomas, inaladores e spray nasal de nicotina  são efetivos na cessação do tabagismo, portanto, os  pacientes devem ser encorajados a usá-los (grau/ nível A).(2) Pastilhas de nicotina apresentam um grau  de recomendação/nível de evidência B. Há alguma evidência de benefício no uso de  adesivo combinado com outras formas de liberação

de nicotina quando comparado ao uso isolado. Essas combinações devem ser consideradas para pacientes  que não atingiram a abstinência utilizando uma

única forma de reposição.

A facilidade de modificar as dosagens permite ao  médico individualizar as prescrições de acordo com  as necessidades dos pacientes. Isso torna a TRN uma

boa e segura opção terapêutica. As taxas de abstinência do tabaco são maiores quando a TRN é usada  em combinação com outros tratamentos, incluindo o  treinamento de habilidades (grau/nível A).(2)

O uso da TRN em cardiopatas crônicos não eleva  o risco de eventos agudos.(46) Estudos sugerem que a  TRN é bem tolerada nesses pacientes, não aumentando  a severidade da doença cardiovascular (DCV). Deve-se ajustar a dose da TRN durante todo o  tratamento. Caso surjam sinais de efeitos tóxicos  (náusea, salivação, palidez, dor abdominal, sudorese, cefaléia, tontura, tremores, etc.), a dose deve  ser reduzida ou suspensa. A intoxicação nicotínica,  embora rara em adultos, pode ocorrer quando os  indivíduos que usam o adesivo continuam fumando.

O tratamento se faz com a interrupção do medicamento e medidas de suporte. Quando há persistência de sintomas graves de  abstinência, é recomendável aumentar a reposição de  nicotina. O número de cigarros fumados por dia  pode orientar a dose inicial da TRN.

Porque parar de fumar?

Sua saúde em primeiro lugar, o cigarro é um veneno para o organismo, e nosso tratamento pode lhe auxiliar nessa batalha. pré avaliação clínica